segunda-feira, 23 de abril de 2012

DÚVIDAS MASCULINAS: GRAVATAS. WHAT???


Hoje o post é totalmente dedicado a um amigo e ao público masculino em geral, porque sim, eles também visitam o Inventando Moda e por muitas vezes solicitam artigos direcionados as suas dúvidas e curiosidades. Bom, venho falar sobre um assunto que certamente gera um ponto de interrogação enorme na cabeça dos macho macho mans: como combinar a gravata com a camisa? Para muitos deles, a gravata ainda é sinônimo de desconforto. Muitos não sabem que cor e qual estampa é permitida para determinada camisa e ocasião. Torcem o nariz logo que sabem que terão que usar esse acessório símbolo de tanta elegância. Podem parar viu, pois não há nada mais charmoso que um homem de terno e gravata. Chique do úRtimo!!! Adoro!!! Hahahahha.
“A gravata é o símbolo da formalidade e, com o desenvolvimento do mercado de moda, ela passou a dizer muito da personalidade do homem. Enquanto o terno nivela todos, é pela gravata que o executivo vai imprimir seu toque pessoal", explica o estilista Ricardo Almeida.
Vamos começar por uma regrinha fundamental: gravata boa é de seda!!!! Esta vai a todo e qualquer tipo de ambiente. Vale o investimento!!!

gravata-de-seda-de-la-set-including-lenco--gravata-e-abotoaduras--900110-_xqwa1255492918343
Camisas brancas são uma peça coringa do guarda-roupa masculino. Elas vão bem com qualquer tipo de gravata e aceitam os mais diferentes tipos de combinação. A liberdade de escolha é maior. Elas aceitam praticamente todos os tons de gravatas e grafismos, desde que estejam em tons mais escuros que as camisas.

854791A9E77599FF52E187A29A38EB
Camisas e ternos cinza – O cinza é o meio-de-campo das cores, o go-between. Pede gravatas de tons mais escuros, fortes. É interessante fazer contrastes com as cores vinho, vermelho, azul marinho, verde escuro e por aí vai. Gravatas cinza também funcionam, desde estejam em um tom mais escuro que a camisa. A gravata preta também é uma boa pedida.

aramis_verao2009_2
Camisas coloridas – sabe aquela camisa rosa que nós mulheres amamos e vocês também, admitam?!?! Use-as com uma gravata lilás, roxa, vermelha, vinho, marinho ou cinza. O terno?? Cinza chumbo!!!

paletc3b3-camisa
Camisas escuras e pretas – Quando a camisa escolhida é de cor escura, a gravata deve também ser de um tom mais escuro como marrom, vinho, marinho ou preto. Looks monocromáticos em preto ainda não caíram totalmente no gosto popular, mas já fazem sucesso quando usados pelos mais antenados na moda.

Terno-preto-nos-Golden-Globes-e1327517438451
Camisas listradas – quer ousar??? Use uma gravata listrada também. O efeito é muito bom! A atenção recai sobre a combinação da cor da listra da camisa com a cor predominante da listra da gravata. Vale o ton sur ton, quanto ao contraste de cores. Quanto à largura das listras, combine por oposição: camisa de listras largas com gravata de listras mais finas e vice-versa.

listras
E finalmente o que mais gera dúvidas:

Camisas estampadas em xadrez, listras ou pequenos desenhos – podem ser coordenadas com as gravatas para ocasiões menos formais. As cores da gravata podem combinas com as cores da estampa da camisa ou criar contrastes discretos (muito cuidado para não parecer fantasia de carnaval).
Se você estiver procurando por um look mais original, digamos, usando gravatas e camisas estampadas, pode-se brincar da seguinte forma: listras finas com gravata também listrada em padrões maiores e vice-versa. Ternos em risca de giz com gravatas em xadrez ou listras diagonais.

7013607
Vale lembrar que as clássicas camisas azuis, aquelas que todo homem de negócios tem pelo menos uma, aceita todos os tipos de gravata, por ser uma cor fria e considerada neutra. Com a camisa azul não tem mistério.

Gravata-3a
Encontrei duas tabelinhas de apoio, no site closet.com.br, que acredito ser bastante útil para uma consulta rápida no caso de dúvidas:

tabela 1
tabela 2
Independente do estilo, há dois erros que jamais se deve cometer: A gravata não pode passar da fivela do cinto e a largura da gravata sempre tem que ser igual ou menor que a largura da lapela do paletó.
 
Gravata
E perigo! Estampas andam na linha fina entre o ousado e o cafona. Elas só devem ser perceptíveis quando vistas bem de perto. Ou seja, desenhos grandes estão out. As chiques Hermès trazem bichinhos e outros detalhes bem pequenos. Outra tendência que retorna são as floridas e o padrão Paisley (ou cashmere - não confundir com a malha de mesmo nome), com aquelas flores e desenhos psicodélico

Uma diquinha: Prendedores são elegantes, mas use-os no ponto correto - 20 cm acima da ponta da gravata, prendendo-a à camisa!!!

rreynolds_gq_17jun11_rex_b
Agora aos moderninhos. Sabe o modelo de gravata slim??? Opte por uma. Ela alonga e deixa o visual super cool.

033
achados-da-bia-homem-gravata-slim2
Alguma dúvida boys??? Sério, se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para contato@inventandomoda.com.br

Vamos a uma tag super adorada aqui do blog?? INSPIRE-SE:

Ermenegildo-zegna-terno-e-gravata-e1333390862509
86989
20101124_1254227968
tumblr_lve73cR2nz1qan0mao1_500
incrivel
padrinho-com-gravata-rosa-9
jc
471785_10151342935895252_49941245251_23321428_1468536244_o
traje-social
E aí, gostaram do primeiro post dedicado ao público masculino???? Espero que sim!!!

Bjs bjs bjssss.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Dani Schwanke disse...

Camilla, eu sou péssima em dar nó em gravata sabia?! Nem sei como isso funciona hahaha Amei o post, vou passar pra minha lista de amigos desesperados!! Ótimas dicas :) Acho LINDO gravata slim!! Beijos
http://danischwanke.wordpress.com/

Lari disse...

Excelente post amiga!!!!
Aprendi bastante também.
Beijos

www.lariduarte.com